segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Éder Ferreira ensina técnicas da Latte Art em Natal

Os desenhos são feitos com leite em contraste com o café espresso

Foi do pequeno distrito de Guassussê, distante cerca de 416 quilômetros de Fortaleza, capital cearense que saiu um dos principais nomes do Latte Art do Brasil. O barista Éder Ferreira tem uma trajetória profissional marcada por muitas lutas e vitórias. Trabalhando em uma cafeteria em São Paulo, Éder aprendeu a técnica do Latte Art apenas observando outros baristas. Algum tempo depois, ele conseguiu fazer um curso especializado na área e então, em 2007, participou do primeiro campeonato de Latte Art do Brasil onde foi campeão. No ano seguinte, Éder representou o país em Las Vegas, nos Estados Unidos,  no Campeonato Mundial de Latte Art onde ficou em segundo lugar.

O premiado barista Éder Ferreira

A Latte Art é uma técnica de desenhar figuras na superfície de bebidas feitas à base de café espresso. A prática é mais comumente feita em latte (bebida feita de leite ou chocolate, com bastante espuma), apesar de também ser feita em cappuccino, caffe mocha (também conhecido como mocaccino), ou mesmo em espresso macchiato (manchado - bebida feita de café com um leve toque de leite ou espuma de leite).
O barista passou por algumas capitais do nordeste para ensinar a técnica e se surpreendeu com a qualidade da estrutura de café na região. “Viajo sempre que posso, para isso conto com parceiros como a Italian Coffe, uma das principais empresas de maquinários de cafés do Brasil e fico muito feliz em ver que o segmento está crescendo a passos largos”. A iniciativa de convidar Éder foi do empresário Paulo Guillén, dono da Genot. Paulo conta que uma de suas grandes preocupações é a qualidade da sua equipe e o atendimento que está sendo prestado aos seus clientes. “Procuro sempre reciclar a equipe com novidades e Éder é um profissional muito capacitado, além de uma pessoa muito simples e acessível”, conclui Paulo.

No último sábado, 13, Éder esteve em Natal, no Genot Cafés Especiais, passando seus conhecimentos para a equipe de baristas da casa. “É muito gratificante poder realizar a Latte Art e ensinar essa técnica, pois através das figuras podemos expressar o nosso carinho e amor pelo café”, explica Éder.

Um comentário:

  1. Um blog sobre café! Ah, que maravilha!
    Muito bom o post-reportagem.
    Sou um amante do café. E acredito que essa bebida é mágica e milagrosa. Nos inspira e nos anima a tocar a vida.
    Um abraço.
    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir