terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Aeropress.


O que é?
Um novo conceito para preparar uma bebida milenar vem conquistando consumidores de café mundo afora. A Aeropress, criada em 2005 por Alan Adler – um inventor de brinquedos na Califórnia (EUA) –, com seus cerca de 29 cm de altura e quase 500 g, tem se mostrado robusta o suficiente para trabalhar os mais finos grãos.
Composta por sete peças (base, porta-filtro, êmbolo, funil, armazenador de filtro extra, dosador, mexedor) produzidas com três diferentes tipos de material (poliéster, polipropileno e elastômero termoplástico – todos aprovados para uso em contato com alimento), a pequena máquina seduz pela praticidade e rapidez com que faz uma xícara de café e impressiona pela qualidade da bebida. O resultado é a textura de um café coado com a complexidade de sabores e aromas de um espresso. Isso porque o aparelho extrai as propriedades do pó por pressão de ar, quebrando sólidos que só a água pressurizada permite, mantendo os óleos essenciais do café. Pelo formato e funcionamento, a Aeropress lembra a vizinha french press. Mas só lembra, pois o processo e o resultado da bebida são completamente diferentes.
Campeão Mundial
O sucesso do equipamento é tanto que até um desafio anual de preparo do café na Aeropress foi criado. O Campeonato Mundial de Aeropress (WAC, na sigla em inglês), idealizado pelo barista campeão (WBC 2004) Tim Wendelboe, segue para sua 3ª edição, em 2010, e reúne baristas de todo o mundo com o objetivo de produzir o melhor café, por meio de diferentes métodos, com a cafeteira. O vencedor, além do título maior do torneio, leva também uma bela aeropress de bronze como troféu.
Experiências
Além do uso convencional, profissionais do café utilizam variados métodos em busca de diferentes sabores. Por meio de diversas experiências, os baristas chegam a preparos mais simples do que o habitual ou mesmo mirabolantes. Um dos métodos é chamado de “invertido” e é o contrário do comum. A Aeropress é montada (base e êmbolo) e deixada virada sem o porta-filtro. O café e a água são colocados na base, misturados, e o líquido fica em infusão. O porta-filtro é fechado. Minutos depois – entre 1 e 3 minutos – a máquina é virada sobre uma xícara e o café é coado pela pressão.





ONDE COMPRAR       http://www.coffeelab.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário