quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

La Spaziale Brasil

Sua principal característica, além do design elegante e clássico, é a tecnologia que permite uma padronização em todas as xícaras servidas, graças à sua constância térmica inigualável, além de outras características técnicas exclusivas.
Essa linha de máquinas é adequada para o uso profissional, com extração de grandes volumes, ou seja, bares, cafeterias, lanchonetes, padarias etc. Todas as máquinas dessa linha são acompanhadas de um moinho dosador fundamental para a extração do café perfeito.




Direferenciais de Máquinas da La Spaziale
Sistema termosifão La Spaziale: Sistema de funcionamento da caldeira.
A principal característica dos equipamentos La Spaziale, além do seu design moderno, é a tecnologia das máquinas e dos moinhos, que permite ao barista uma fácil operação do equipamento, com mínima possibilidade de erros, resultando em uma padronização das xícaras servidas.

Conforme ilustração, podemos observar que o aquecimento da água no trocador de calor que sai no grupo para a extração do café (caldeirim) é feito exclusivamente pelo vapor. Além da economia de energia, esse sistema permite uma constância térmica perfeita, sendo que o vapor não sofre oscilação de temperatura (diferente dos sistemas tradicionais, cuja troca de calor se dá através da água e do vapor, como num processo de banho-maria). Outro fator é que a água, ao passar pelo trocador de calor, sai para o grupo imediatamente, não permitindo a perda de temperatura.
Porta-filtro e filtros de café
Comparada às máquinas do mercado, a La Spaziale criou um sistema de filtro e porta-filtro com menor diâmetro e maior altura, isso para que se possa utilizar uma quantidade menor de pó para a formação da pastilha, que oferecerá resistência na passagem da água, permitindo a melhor extração das propriedades do café e o maior rendimento em doses por quilo de café em grão.
Moinhos
Outro fator que contribui muito para a padronização das xícaras servidas é o moinho dosador, que trabalha em baixas rotações, não queimando o café na hora em que é moído, resultando em uma moagem homogênea, com possibilidade de um ajuste milimétrico da granulometria. O dosador permite a saída de uma quantidade precisa de pó, pré-regulada, evitando assim doses inconstantes.
Alguns modelos de moinho possuem também um dispositivo automático, que permite a moagem de quantidades regulares, não sobrando ou faltando pó no dosador. Portanto, o barista não precisa se preocupar em ligar ou desligar o moinho, pois isso acontece automaticamente, à medida em que o café está sendo utilizado.
A prática do café no dosador é muito utilizada e indicada pelos italianos, que afirmam que o descanso do pó após a sua moagem é fundamental para a eliminação dos gases do café, o que resulta em uma extração sem “bolhas” ou um creme constante (que não abaixa rapidamente).
Garantimos assim a eficiência desse sistema em que a demanda de café é alta, considerando que o café não ficara moído por muito tempo, não causando sua oxidação.
O outro sistema existente no mercado (que também possuímos) mói o café na hora do preparo. Ele é recomendado onde existe pouca saída de café, pois, se moermos o café imediatamente no instante da extração, reduzimos essa possibilidade de oxidação do pó.


Nenhum comentário:

Postar um comentário